No último domingo ocorreu o fátidico acidente na cidade de Bandeiras do Sul, a 400 kim de Belo Horizonte em Minas Gerais. 15 jovens faleceram após uma descarga intensa de eletricidade, tudo indica que o fato foi devido a uma exposição de uma fita laminada aos fios de alta tensão. A perícia ainda tera que averiguar o fato, mas, o que foi visto por todos presentes e por vídeos lançados na internet (inclusive por mim) foi uma grande descarga que matou 15 indivíduos ao redor do caminhão.
Não gostaria de me enveredar pelos caminhos teóricos do que realmente aconteceu, mas sim pelo o que aconteceu após um choque elétrico aos pesarosos carnavalescos. Inicialmente, vamos pensar o que acontece em geral com indivíduos que sofrem um choque para assim abstrairmos aos indivíduos em questão. Nosso corpo é movido a eletricidade, as conduções são basicamente eletricidade na forma de íons, os chamados eletrólitos. Estes fazem desde um piscar de olhos, à uma leve palpitação exagerada e/ou contínua do nosso coração. O transporte de íons no organismo é a forma que a eletricidade se torna útil nos indivíduos orgânicos! Assim, inicialmente quando vemos uma pessoa "chocada", que sofreu um trauma elétrico, no momento do trauma a vemos se mexer, se debater, isto devido à eletricidade que passa e estimula músculos, nervos, etc, a se dispararem de forma aleatória e dependendo do trauma até danosos suficientemente para levar à morte. A eletricidade por sí só pode gerar estes fatos.
E em segundo lugar as queimadas. Estas são devido à grande quantidade de energia, aquecendo os tecidos do corpo, inicialmente das estremidades para o interior, o que pode levar a traumas de lesão de tecido. Quando esta queimadura queima somente a parte mais esterna da pele, deixando-a vermelha, temos a queimadura de primeiro 1º grau. Caso haja a lesão cutânea, expondo partes internas da derme (camada abaixo da pele), temos a queimadura de 2º grau. E se ela se estender até os músculos e ossos, deixando-os com aspecto escuro (queimado) no centro e nas bordas provavelmente teremos queimaduras de 1º e 2º graus a lesão completa é denominada de lesão de 3º grau, ou queimadura de 3º grau. A queimadura de 4º grau é em nível extremo de carbonização, deixando muitas vezes o indivíduo esteticamente irreconhecível.
E por último, a água lançada nos foliões antes da tragédia. Muita gente acha que água (H2O) conduz eletricidade, e está completamente enganada. A água não conduz eletricidade (exceto quando se vence sua rigidez dielétrica - para os íntimos). Na verdade a água é um pano de fundo para as conduções iônicas, pois só se formam íons em presença de água ou meio líquido que promove a variação e corrida de íons (k+ e Cl- por exemplo) daí ocorre a eletricidade na água.
Espero ter dado uma melhor noção para os leigos, ou mesmo relembrar os que já sabiam disto. Pense nisto antes de cair na folia do carnaval este ano!!!!
Até mais.
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)